top of page

EU QUERO O CINEMA VIVO!

  • Foto do escritor: Yasmin Vieira
    Yasmin Vieira
  • 7 de fev. de 2024
  • 3 min de leitura

Tenho certeza que vocês ouviram falar sobre a greve que aconteceu recentemente pelos atores (mas que também incluiu os roteiristas) de Hollywood, sendo assim chamada de "Greve dos Atores". Esse movimento falou de muitas questões, desde a petição de aumento salarial pelas plataformas de streamer, até a que mais me chamou atenção envolvendo a nova tecnologia que começou a ser introduzida no mundo artístico: A Inteligência Artificial.


OBS antes de começar: O meu ponto aqui, é apresentar motivos de por que essa tecnologia deve ser regulamentada e como a utilização dela "sem freio" pode mudar tudo que conhecemos no cinema até hoje.


ree

Roteiristas e atores estão a cada dia perdendo seu espaço na indústria cinematográfica e sendo substituídos pela A.I (artificial intelligence)

Milhares de figurantes estão sem emprego, visto que antes, era preciso uma quantidade enorme de atores contratados para "encher" uma única cena de um filme ou de uma série, e agora com essa nova tecnologia sendo cada vez mais utilizada, é preciso apenas um ou dois atores, para que máquinas façam uma "leitura corporal" e multipliquem eles pela quantidade de pessoas que precisem por cena.

Claro que a indústria não perde seu tempo em desempregar milhares de pessoas, se isso significar que irão gastar menos com a contratação e terão mais dinheiro para investir em outras coisas que eles achem mais importantes.

Além disso, sem nenhuma restrição de imagem, a Inteligência Artificial é capaz de trazer os mortos de "volta à vida" podendo utilizar a imagem de qualquer artista sem sua autorização, seja ele falecido ou não, o que de qualquer forma é um absurdo, já que o individuo tem sua imagem exposta sem qualquer consentimento. Um exemplo disso, que aconteceu em nosso país, foi o comercial da Volkswagen, que trouxe a cantora Elis Regina de "volta à vida" para propagar um carro, dividindo a opinião dos internautas.


Já se perguntaram por que as faculdades americanas pedem pra você escrever sua redação sem usar A.I? Bom, se você não é familiarizado com o processo de admissão dos EUA, isso pode ter sido uma surpresa pra você. Então, para contextualizar: o processo de admissão para uma faculdade americana é oposto do Brasil, porque apesar de também terem uma espécie de Enem, (o Sat) é preciso enviar redações à parte de forma online.

O "Admission officer" tem conhecimento da quantidade de estudantes que querem usar da inteligência artificial para escrever a melhor redação possível, mas mesmo assim eles aconselham a não fazer isso, porque valorizam a arte do pensamento humano; algo que os artistas prezam e acreditam que está sendo perdido.

ree

E isso se aplica nas histórias de ficção. Quando contratam roteiristas para começar um projeto e depois o dispensam para a Inteligência Artificial terminar, é um total desrespeito e falta de comprometimento com a profissão do artista; tornando os trabalhos, não originais, e praticamente feitos por uma máquina.


Não estou dizendo que não devemos usar ou ver a Inteligência Artificial como nossa amiga, contanto que o homem e a máquina andem juntos, lado a lado; Contanto que roteiristas de cinema usem da tecnologia para auxiliar seu trabalho, não rouba-lo.


Por fim, não podemos não mencionar os nossos dubladores brasileiros, que estão também tendo seu trabalho ameaçado, e estão usando do poder de suas redes sociais para se manifestar usando a hashtag #EUQUEROADUBLAGEMVIVA


Com a sua ajuda podemos salvar o cinema e preserva-lo para as gerações futuras o apreciarem tanto quanto nós apreciamos. Por isso, eu quero o cinema vivo!



artigo por Yasmin Vieira, xoxo

Comments


bottom of page